top of page
parque laje de pedra
logo da associação

PROPRIETÁRIO | Ainda não é membro? Faça o cadastro aqui --->

O Parque Laje de Pedra foi concebido por José Luiz Corrêa Pinto, neto do fundador da cidade de Canela, João Corrêa.

João Corrêa foi um empresário visionário e empreendedor que tinha um apreço muito grande pela área onde sonhava erguer um majestoso hotel de turismo. José Luiz cresceu com essa lembrança do avô e ao herdar as terras resolveu realizar esse sonho.  Aos poucos foi adquirindo outras propriedades próximas até formar o desenho adequado para a implantação do projeto.

Nossa História

O estudo iniciai foi solicitado ao já renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto era ousado e inovador.

Nesta carta, enviada por Niemeyer a José Luiz, vemos um estudo inicial que previa um complexo de turismo com hotel, cassino e lojas e também a criação do Parque com muitas áreas verdes e espaços de lazer.

Carta histórica

O projeto era muito arrojado para a época e José Luiz não tinha condições de bancar sozinho todo o empreendimento. Então continuou com as suas funções de engenheiro civil e acabou se aproximando de Péricles Druck, próspero empresário gaúcho para quem apresenta os estudos e ideias iniciais do projeto. Péricles se encanta e decide apoiar o empreendimento tornando-se sócio.

Niemeyer não tinha condições de dar continuidade ao projeto e indica o arquiteto Edgar Graeff, colaborador do escritório dele e que na época já era reconhecido internacionalmente pelo talento e pelo estilo modernista. Para a implantação do loteamento foi contratado o escritório de Demétrio Ribeiro. As obras iniciaram em 1975 e o hotel foi inaugurado em 1978.

O Hotel Laje de Pedra foi o primeiro hotel de lazer cinco estrelas no Rio Grande do Sul, tornando-se um marco no desenvolvimento do turismo. Com decoração de Vitório Gheno, contava com dezenas de obras de arte em seus amplos salões e espaços comuns. Foi palco de diversos eventos e elevou a cidade de Canela para outro patamar de importância turística.

mapa histórico

O Parque Laje de Pedra completava o complexo turístico com suas ruas planas, lagos e muitas áreas verdes. O paisagismo foi elaborado pela Senhora Harda Albert, que buscava as mudas e insumos necessários na floricultura Úrsula de Nova Petrópolis. Os nomes das ruas, escolhidos por Ana Maria Vellinho Pinto, esposa de José Luiz, foram uma homenagem ao centro antigo de Porto Alegre.

O Parque Laje de Pedra é composto por 376 lotes, com 235 residências e 32 edifícios concluídos, além do Hotel Laje de Pedra e o Laje de Pedra Mountain Village.

bottom of page